Quando falamos em viajar, sempre pensamos em que tudo dará certo, um momento que foi planejado e tem tudo pra ocorrer bem. Porém, viajar de carro com crianças coloca como parte do roteiro alguns imprevistos.
Isso porque, a criança está saindo da rotina dela, então é absolutamente normal que ela estranhe e manifeste isso em forma de comportamentos (bons ou ruins).
Mas então, o que devemos fazer?
Como responsáveis pela criança, devemos passar segurança pra ela. Uma criança com rotina se sente segura, e sair da rotina, causa medo, ansiedade… Então, que tal começar a preparar sua criança um pouco antes da viagem de campervan?
Vou falar aqui algumas coisas que nós fizemos com o Bernardo quando íamos sair para viajar e que funcionou.
Como preparar a criança antes da viagem
- Mostre pra criança o lugar que irá, mostre os passeios que farão e que ela irá curtir (esse tema é o próximo);
- Faça um roteiro que inclua um passeio pensado na criança, vá a lugares que ela pode gostar e curtir. Se ela vai numa viagem que só tem passeios para adultos, qual a probabilidade da criança ficar interessada na viagem? ZERO. Consequentemente, ela vai começar a ter comportamentos que expressem a raiva, o tédio dela;
- Chame a criança para arrumar a mala dela e inclua ela no preparo da viagem, tenho certeza que ela irá se empolgar;
- A parte que o Bernardo mais gostava: escolher os brinquedos que ele vai levar. Dê uma caixa ou uma malinha pequena onde a criança pode escolher os brinquedos que ela quiser para levar. Ps.: os brinquedos têm que caber na caixa/mala escolhida. Qual a importância disso? Ela, certamente, vai escolher aqueles brinquedos que ela mais gosta e vai se empolgar;
- Uma dica: eu colocava alguns “extras” na mochilinha que me salvaram em vários momentos: massinha, caderno de desenhar/escrever e estojo completo;
- Tem alguma coisa que faz parte da rotina de vocês? Aqui em casa tem a historinha antes de dormir. Então, eu sempre levo livros, dependendo do tempo de viagem. Assim, a gente mantém parte da nossa rotina, e a criança acaba ficando mais calma. Além disso, os livros também ajudaram muito nas viagens de carros, o Bê ficava um bom tempo interessado com eles no carro;
- Tenha uma playlist de música que a criança adora, em momentos que ela já não quer brincar com nada, coloque as músicas preferidas dela e cantem juntos.
Bom, essa foram algumas dicas que funcionaram aqui com a gente quando íamos viajar com o Bê de carro. Esperamos que funcionem com vocês também.
Boas aventuras!
Com carinho, Família Nômade.
Post produzido por Família Nômade.
Sobre a Família Nômade
Em 2019, nós, a Família Nômade, decidimos largar a vida dita “certinha” pra viver na estrada a bordo de um carro-casa e tendo uma vida mais simples, uma vida minimalista, uma vida onde conhecemos pessoas, projetos e, principalmente, nos curtindo mais, nos presenteando com mais tempo em família. Na estrada, aprendemos o real valor de viver e o que era a felicidade.
Para conhecer mais sobre a gente, visite nosso Instagram ou nosso canal no Youtube!