Dicas para escolher um Wild Camping

Se você chegou aqui certamente gosta de viajar e de viver experiências diferentes e é sobre isso que vamos falar, mas, antes das dicas para escolher um wild camping, vamos nos apresentar brevemente: somos a Flávia e o Carlos, criadores do projeto Aonde Nossa Kombi Vai, uma viagem de 6 meses passando pelo Uruguai, Argentina e Chile a bordo de uma Kombi equipada para ser nossa casa.

Um fato curioso é que durante este período de meio ano na estrada investimos apenas R$ 100,00 reais em hospedagem, ou seja, passamos a grande maioria das noites em lugares gratuitos, fizemos muitos wild campings.

Ao longo da viagem fomos aprendendo formas de encontrar lugares seguros, tranquilos e bonitos para pernoitar e vamos compartilhar aqui este aprendizado, com o intuito de que cada vez mais pessoas possam se aventurar por aí e descobrir cantinhos especiais para viver experiências que só este tipo de hospedagem pode proporcionar. 

Wild Camping em Tolhuin, cidade próxima a Ushuaia - Argentina
Wild Camping em Tolhuin, cidade próxima a Ushuaia – Argentina

O que é um wild camping?

Em tradução seria “acampamento selvagem” e o nome já indica muita coisa. As principais características de um wild camping são: lugares gratuitos, normalmente em meio a natureza, que costumam ser mais afastados e não ter muitas pessoas a volta e, por conta disso, não tem estrutura nenhuma como banheiros, água potável, chuveiro… afinal, é um acampamento selvagem.

Na nossa opinião, são essas características que deixam a experiência ainda mais legal e única, rendendo muitas histórias para contar e lembranças inesquecíveis.

Para quem ainda está no começo da prática ou nunca fez um wild camping, encontrar um lugar seguro e tranquilo pode ser um desafio e as primeiras noites podem ser até desconfortáveis e trazer insegurança, mas acreditem, com a prática e com o tempo, acostuma-se e fica muito mais fácil.

Enfim, vamos as dicas para escolher um wild camping!

Como escolher um wild camping?

Converse com as pessoas locais

Esta é uma das dicas mais importantes e praticávamos muito durante a viagem. Sempre que chegávamos em um lugar/cidade, conversávamos com umas 3 pessoas diferentes para saber a opinião delas sobre a segurança e também para perguntar sobre possíveis lugares bonitos e afastados para passar a noite.

Normalmente os moradores locais tem dicas ótimas, que fogem da rota turística, o que possibilita conhecer lugares e a cultura local de uma maneira muito mais interessante.

Mas a ideia é que você pergunte sempre para mais de uma pessoa, para poder comparar as informações.

Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia existe aplicativo para quase tudo e muitos deles facilitam a vida do viajante, conosco não foi diferente: buscávamos informações com antecedência em algumas dessas plataformas e elas sempre foram muito úteis.

O aplicativo mais usado era o iOverlander, mas existem outras opções semelhantes, como Maps.Me, que funcionam como uma rede social, com informações compartilhadas por todos os usuários. Neles é possível ver lugares onde outras pessoas já passaram a noite e ler relatos sobre a experiência que tiveram, avaliações e muito mais.

Os aplicativos têm informações completas de campings pagos e wild campings, portanto vale a pena pesquisar bastante dentro das plataformas antes de tomar qualquer decisão.

Esteja preparado para as condições do lugar

Como falamos acima, os acampamentos selvagens costumam não ter nenhuma infraestrutura, por isso é preciso estar preparado para estas condições. Por exemplo, programe-se para levar comida e água necessária, lembre-se que você não terá energia elétrica a sua disposição e muitas vezes estará desconectado da internet.

Vá com a mente aberta para viver tudo isso e preparado para evitar qualquer tipo de imprevistos.

Chegue cedo

Uma dica valiosa é buscar um lugar antes de escurecer, pois, a noite as coisas costumam ser um pouco mais difíceis, desde conseguir informações até preparar todo o equipamento para o pernoite. Por isso peça opinião, pesquise e chegue antes do pôr do sol no lugar escolhido, assim você terá tempo suficiente para arrumar as coisas, analisar o local e até, se for necessário, buscar outra opção de camping.

Observe e cuide do lugar escolhido

Ao chegar no wild camping, observe se você está se sentindo totalmente confortável e seguro, use a sua intuição neste momento. A nossa dica é: na dúvida, não arrisque, só fique onde você se sentir totalmente bem (com o passar do tempo, a sensação de segurança e a confiança tendem a aumentar).

Observe também que você, provavelmente estará em meio a natureza, portanto é normal ouvir ruídos, encontrar animais, etc… e este é um ótimo motivo para você ser consciente, cuidar com o lixo que produz e com o seu impacto no lugar. Veja com antecedência quais são as regras do local, se é permitido fazer fogueira, por exemplo, e sempre as respeite.

Essas são algumas dicas que podem ajudar qualquer pessoa a escolher um wild camping, seja em uma viagem de carro, de mochila, de bike ou qualquer outro formato. Uma ajuda extra para se sentir mais confiante é conversar diretamente com outros viajantes que costumam fazer acampamento selvagem e perguntar sobre as suas experiências.

Para quem está começando, saiba que é normal sentir medo e insegurança nas primeiras noites, mas aos poucos aprendemos a desfrutar do lugar e do momento.

Wild camping em Montevideo – Uruguai

Para finalizar, deixamos aqui algumas vantagens de fazer acampamento selvagem:

  • Contato intenso com a natureza do lugar, muitas vezes sendo presenteado com uma noite estrelada incrível;
  • Conhecer lugares isolados e menos turísticos, vivendo uma experiência mais autêntica;
  • Interagir com os locais: na busca pelo lugar ideal, perguntando para os moradores locais, você terá a oportunidade de encontrar pessoas incríveis e dispostas a te ajudar e essa interação é o que faz a viagem ser ainda mais especial;
  • Economia! Sim, esta é uma das grandes vantagens, principalmente em viagens mais longas.

Esperamos que as dicas e informações sejam úteis e te ajudem a encontrar os melhores wild camping na sua próxima aventura.

Abraços, Flávia e Carlos – Aonde Nossa Kombi Vai.

Sobre Aonde Nossa Kombi Vai

Somos o Carlos e Flávia, dois apaixonados por viagem, que, em 2018, decidimos viajar a bordo de uma kombi clipper 1997, nossa casa sobre rodas.
Viajamos aproximadamente 18.000km, durante seis meses passamos pelo sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

Curtindo? Acho que você pode ver o nosso veículos e decidir por um, o que acha?

Posts relacionados