Roteiros

Roteiro de dois dias em Bombinhas/SC

Você tem um final de semana sobrando na agenda, uma campervan nas mãos e não sabe pra onde ir? Agora você sabe! Venha curtir dois dias em bombinhas 😉

Bombinhas é um lugar maravilhoso, que fica a cerca de 77 km de Florianópolis. O ideal para conhecer essa região é de uma semana, mas nós criamos um “roteiro express”, filtrando as principais atrações dessa bela cidade do litoral catarinense. Confira nossas dicas e comece a fazer as malas!

Dia 1: A chegada

Na descida do morro de acesso à Bombas (do lado de Bombinhas), você já vai ter um visual incrível do mirante da cidade, na Av. Leopoldo Zarling. Faça um pitstop e registre esse momento, você vai gostar de ter essa foto na volta!

Observação importante: no período do verão, mais exatamente do dia 15 de novembro ao dia 15 de abril, existe uma Taxa de Preservação Ambiental para todo carro que entra em Bombinhas. Por que? O turismo, apesar de ser importantíssimo para a sustentação da cidade no período, causa uma série de danos nessa cidade que já é pequena. Para diminuir esse impacto na natureza (e nos cofres públicos), uma taxa é cobrada para os turistas que chegam.

De manhã: o que fazer?

Depois do primeiro checkpoint, é hora de desbravar a cidade! Siga pela Av. Leopoldo Zarling até chegar no costão direito de Bombas, chamado de Barra. Lá, você pode estacionar e atravessar o rio, para chegar na Praia do Ribeiro. É um local quase deserto, perfeito para relaxar pela manhã. Depois, volte para a camper e siga em direção a Bombinhas.

Nesse morro, um ponto que você pode dar uma passeada é na Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, na Rua Cherne. Fica no alto do morro que separa Bombas e Bombinhas e tem um visual incrível lá de cima.

A melhor região para se instalar fica nos arredores da Av. Vereador Manuel de Santos, na orla da Praia de Bombinhas. Se você não sabe bem onde estacionar sua campervan, pergunte para os locais ou informe-se em um hostel. Sempre tem uma faixa de areia ou uma rua tranquila que você pode levantar acampamento.

Se você não quer cozinhar no seu primeiro dia, há diversos restaurantes perto da praia, onde você pode almoçar para terminar sua manhã com chave de ouro. Nossa recomendação é o Casa da Lagosta (Av. Vereador Manuel de Santos), com um visual da praia e um custo-benefício bem alto.

Pela tarde: trilhas e praias!

Uma coisa você já deve aceitar agora: você não vai chegar de campervan nas praias. Para acessar a maior parte das 39 praias de Bombinhas, é preciso atravessar algumas trilhas. Primeiro, para facilitar, vamos conhecer a Prainha, Praia do Embrulho e a Praia da Lagoinha!

Caminhe pela praia de Bombinhas até o seu canto direito, onde você vai encontrar uma pequena trilha de madeira. Em alguns minutos, você chegará na Prainha, com um pequeno trapiche e um cenário natural bem bonito. É daqui que os barcos de passeio e de mergulho saem. Se você quiser curtir essa aventura, existem algumas escolas próximas, como a Pata da Cobra e a Acquatrek, onde você pode se informar sobre tarifas e como funciona.

Se continuar pela trilha, você chegará na Praia do Embrulho. Esse nome vem pela praia ser “de tombo”, ou seja, os navegantes que desembarcavam eram surpreendidos pela mudança repentina de profundidade e “embrulhavam” na beira da praia. Aqui a vista das embarcações é muito bonita e vale tirar algumas fotos.

O destino final da caminhada é a Praia da Lagoinha, seguindo pela costa. Aproveite as piscinas naturais e a água cristalina do lugar! Infelizmente, na baixa estação, você não vai poder comprar nada da banca de bebidas, portanto, leve seu isopor.

Pela noite: luau e Porto Belo

Na baixa temporada, você provavelmente vai jantar e dormir, não tem muita vida noturna em Bombinhas no inverno. Já no verão, existem algumas opções que você pode explorar para curtir a noite! Durante o verão, o Luau do Guga sacode a cidade com suas festas em algumas datas específicas. O Mentawai Bar também tem shows regularmente. Agora, em Porto Belo, você terá mais opções noturnas de pubs e bares, para degustar cervejas artesanais (exceto o motorista da rodada, claro) e curtir tudo o que você tem direito!

Dia 2: Morro do Macaco e Mirante Eco 360

Acordou cedo? É hora de levantar acampamento e preparar os pés para uma boa caminhada! Siga até o final da Av. Vereador Manoel dos Santos e dobre à direita na Rua Salmão. Siga até o final e vire à direita na Rua Peixe Dourado. Se o dia estiver bonito, curta a vista da estrada e da Praia do Atalaia! Outro acesso é pela Avenida Falcão, do lado de Bombas, caso tenha levantado acampamento por lá.

Seu objetivo é a Rua Jequitibá, onde fica a entrada do Morro do Macaco. Estacione na Rua Prof. João da Cruz, já que é a mais espaçosa dos arredores. Qualquer local saberá dizer onde fica a entrada da trilha do Morro do Macaco, caso seu Google Maps não ajudar nessa hora. A trilha é meio escondida mesmo, não se acanhe em pedir informações, você não é o primeiro nem será o último a fazer isso nos estabelecimentos do local.

No início da trilha, placas indicam o que levar e os preparativos ideais. Um bom tênis, água, protetor solar e disposição são obrigatórios. A trilha é moderada, com até 45 minutos de duração, mas a vista vale a pena!

Se você não quiser fazer tanto esforço, a opção do Mirante Eco 360 é para você. Siga em direção à Praia da Tainha, você vai ver as placas indicativas de onde a trilha começa. Ela é bem mais curta e tranquila, mas existe uma taxa de R$ 10,00 de manutenção. 270 metros acima do nível do mar, o Mirante é incrível, algo que merece um registro, sem sombra de dúvida! Se quiser ainda mais aventura, existe uma casa que oferece um passeio de tirolesa, para os mais ousados.

Descendo as trilhas, você pode curtir as praias da região, como a da Tainha ou da Conceição,  cozinhando algo na cozinha da campervan, aproveitando o dia até a hora de partir 🙁

Nosso roteiro são baseados em sugestões da comunidade libber, ideias e pesquisas. Mas o grande benefício de estar de campervan é que você não precisa segui-las, nem manter a ordem que colocamos dos passeios. Uma campervan oferece a mobilidade que suas férias merecem, sem perder o conforto e a segurança de uma hospedagem. Esperamos que seus dois dias em Bombinhas sejam incríveis!

Preparados? Então apertem os cintos e vamos aproveitar essa aventura com a LIBBER 😉 Nossa equipe está pronta para te auxiliar com todas as dúvidas que você tiver sobre viajar e acampar com um motorhome LIBBER!

Para mais informações clique aqui.

Receba conteúdos como esse no seu e-mail!

Posts relacionados

Destinos românticos no Brasil: lugares perfeitos para curtir a dois
Destinos de inverno no Brasil: experiências únicas para toda a família
Rotas gastronômicas para conhecer no Brasil